Trabalho voluntário: altruísmo puro?

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 66 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“...Jack, fotógrafo, fica ocupado de segunda a sexta. Contratado por revistas de moda, ele divide a semana entre Milão, Paris e Nova York, sempre em busca de mulheres mais belas, do design mais original e da luz perfeita...ganha 500 dólares por hora”.

“...ultimamente, tem andado mais filosófico...queria contribuir para o mundo, ainda que de forma pequena”.

“...estamos precisando de voluntários para nos ajudar a construir ninhos de passarinho...o encontro é às 08:00 da manhã, e devemos acabar um pouco depois do meio-dia”.

Qual deve ser a resposta de Jack a este convite de seu amigo?

Vamos pensar no melhor modo como Jack pode contribuir com a associação que faz casas de passarinhos de espécies ameaçadas.

Se Jack realmente quiser contribuir com a causa, o melhor modo será trabalhar horas extras em sua atividade profissional e doar o dinheiro para a associação. Esta contrataria um profissional – carpinteiro, que faria o serviço de modo muito melhor que o Jack. Imagine o Jack com aparelhagem de fotógrafo profissional e o Jack com martelo e serrote nas mãos!

Jack estará contribuindo de modo muito mais eficaz para a causa, além de dar emprego para um profissional – que também se sentirá muito bem conhecendo o objetivo da sua atividade.

Moral da história

Mas, Jack levanta cedo e vai lépido e fagueiro para fazer casas de passarinho. Os economistas chamam isso de asneira de voluntário. Muita gente no Brasil e no mundo anda fazendo “casas de passarinhos”.

“...Trabalho voluntário em que se bota a mão na massa só é realmente útil quando se usam as próprias qualificações”.

Afinal a abnegação existe de fato, ou é um bálsamo para o ego? O voluntário está ganhando novas habilidades, experiência e novos contatos. Neste momento, embora o desejo seja de ajudar, os benefícios pessoais têm papel por vezes mais importante. Você considera isso um altruísmo de fato? Pois, então compare com os trabalhos dos Médicos Sem Fronteira.

Mais ainda, quando o trabalho voluntário se reveste de caridade para “ganhar o céu”. Ufa!!!

Existem ainda as celebridades...que abraçam causas para terem sua mais importante causa abraçada: publicidade. Muitas por doações para minimizar as cobranças de impostos a ainda terem publicidade como pessoas boníssimas. E os políticos? Estes talvez sejam a pior das espécies. E as famosas fundações? A lista não para.

Tome isso como exemplo de comportamento. Pense muito antes de se entregar a um trabalho voluntário. As pessoas não são tão idiotas quanto você pode pensar. Elas vão perceber suas intenções!!!

Opinião

Aproveite o pensamento acima e expanda-o para as horas em que você pode trabalhar em uma causa verdadeiramente útil e de modo altruísta. Tempo é a maior riqueza que você pode ter, mas não é acumulativo. Não o desperdice tentando mostrar uma coisa que você não é.

Existem muitas maneiras de fazer contribuições mais interessantes. Por exemplo: se sua hora de trabalho é mais cara, ou mais bem remunerada que outro profissional mais habilitado em outra atividade, não tenha dúvidas contrate-o para fazer o serviço. Contrate eletricistas, bombeiros, pedreiros e outros profissionais que são muito mais habilidosos que você. Pense que você vai fazer um serviço “meia-boca”, e mais ainda - em suas horas mais caras: as de folga, de lazer. Se você não age assim, você realmente pensa pequeno.

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

Ao fazer o plano de vida pense em que atividades irá se envolver para ter melhor aproveitamento do seu tempo. Envolva-se preferencialmente com atividades que você domina. Caso, seu plano necessite que você tenha novas habilidades, coloque este desenvolvimento como um projeto e trabalhe o plano de ação com firmeza e determinação para adquiri-las. Não se contente com aprendizado curto, superficial, envolva-se de verdade para tornar-se o que seu objetivo requer. Tenha a coragem de empreitar atividades que você não quer desenvolver. O importante é o objetivo final alcançado. E, lembre-se que o tempo é o que você tem de mais importante. Use-o de forma a não desperdiçá-lo.  

 

D'Bernardes Vieira