Imagens e ancestralidade histórica dos projetos

 

Antigamente costumava-se colocar retratos na parede da sala ou em uma cômoda no corredor de entrada da casa mostrando a ancestralidade da família. Ali estavam bisavós, avós e os pais com suas roupas, feições, costumes de cada época. Sempre era motivo de orgulho de todos. Quando se recebiam visitas, as histórias corriam soltas em frente cada membro da família como se estivessem presentes na sala. O café e as quitandas colocadas na mesa alimentavam as histórias adocicadas pelas fantasias passadas de geração a geração. Números, dados estatísticos eram muito menos importantes que os fatos históricos. Os retratos davam vida às histórias. Foram muitas e muitas gerações brindadas com este ambiente familiar.

Este costume vem aos poucos caindo em desuso. A era digital nos possibilita centenas de fotos, de detalhes, de detalhes de detalhes num carrossel de imagens transitando pelas redes sociais e armazenadas em computadores, celulares, app’s, clouds. A verdade é que são tantas e tantas fotos, enviadas e recebidas on line, que a mística da história se perde. As fotos não se resumem mais às pessoas. Tira-se foto de tudo. As fotos mais que uma história ou sua evolução transformaram-se em uma diversão. Está errado? Não. São as mudanças da vida.

Mas, a nossa mente se apegou ao interessante contexto de associar eventos, fatos, projetos, estatísticas às imagens. O cérebro faz melhor associação quando uma imagem é associada a qualquer atividade.

Fatos históricos têm dados e números fortemente reforçados pela associação de uma imagem.

A imagem mostra a emoção do sentimento de prazer, alegria, dor, vibração; dá vida, revigora os números que representam o fato histórico.

Moral da história

Números e estatísticas contextualizam os relatos de um fato histórico. Para dar vida, mobilizar e envolver as pessoas tempere a história com nomes, rostos, fotos, imagens.

Opinião

Associações de imagens, frases, cores, cheiros estimulam os sentidos humanos dando vida aos nossos projetos.

Também é interessante a escolha de um personagem de sucesso que reforça nossa autoestima evocando uma postura de referência.

Os projetos são o documentário de nossa vida. Cada filme deste documentário passa a ter uma identificação conforme as associações acima.

Quando mudar de projetos, escolha novas imagens e referências que os representem.

Com o decorrer do tempo, como as famílias de antigamente, você terá a “ancestralidade histórica do seu sucesso”.

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

Escolha uma imagem para o seu plano de vida.

O VISIOVITA tem um espaço especial na tela da descrição espontânea para você postar uma imagem representativa do seu projeto.

Associe esta imagem a uma palavra (ou poucas palavras) que representa(m) o slogan do seu projeto.

Por exemplo: Imagem de um Bambu – slogan: flexível, profundo, forte.

Transforme esta imagem e palavra(s) em um decalque e cole-o em locais de acesso diário: computador, parte detrás do celular, mesa de trabalho, porta do armário, espelho, capa de livro...

Escolha a imagem de uma pessoa especial que possa te inspirar reforçando sua autoestima para desenvolver seu projeto. Torne-o seu padrinho virtual, simbólico, ídolo para este importante momento. Dê preferência para alguém de sucesso em projetos semelhantes ao seu.

Experimente.

D'Bernardes Vieira