É você que está planejando seu futuro?

“Se nós não planejarmos o nosso futuro, outros o farão para nós, por nós, ou pior,... contra nós” 

Muitas pessoas só tomam consciência do porque estão infelizes, quando percebem que muitas atitudes que assumiram na vida foram definidas por outras pessoas, não por elas próprias.
Isto pode estar acontecendo com você: pior, muitas vezes, estas pessoas te amam e querem o seu bem. Acham que uma proposta delas é melhor para você.

Imagine um empresário bem sucedido. Ele poderá “impor” ou mesmo “forçar” a decisão do filho para prosseguir o negócio da família. Naturalmente este pai ama o seu filho e acredita que isso é o melhor para ele e para a família. Se o filho não quer ou não tem o talento exigido, podemos imaginar uma série de problemas para o futuro...

 

 

Provavelmente você já passou por situações semelhantes; pessoas importantes em sua vida: entes queridos, amigos, chefes, professores, líderes de igreja...querendo definir o seu futuro. É muita gente “palpitando” na sua vida, nos seus projetos para o futuro: a casa, o investimento, o curso, a profissão, a estruturação da família... Mas, você não é uma exceção. Muitos “palpitam” na vida de muitos. É provável que você também já “palpitou” na vida de muita gente. O importante é você ter consciência deste comportamento resultado da nossa natureza gregária, vivendo em comunidade.

É importante que você tenha discernimento para separar e aproveitar as boas idéias e tomar sua decisão. 
Avalie se as sugestões, as críticas, as propostas apresentadas a você são compatíveis com suas características pessoais. 
Leve em consideração a identificação dos seus valores, suas crenças, seus princípios (veja http://www.visiovita.com.br/blog/meus-valores-minhas-crencas-e-meus-principios), seus talentos, suas habilidades, seus conhecimentos.

Tome suas decisões não permita que outros as tomem por você.
Não abra mão disso.
Não delegue ou transfira para ninguém suas decisões – especialmente sobre o seu futuro.
Não deixe que outro comande o seu futuro. Não deixe que outro tome posse do seu futuro. 

 

“Escreva você sua vida, sua história, seja o dono do seu futuro”

 

D'Bernardes Vieira