Cabeça nas nuvens e pés no chão

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 70 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“...Como vai ser o mundo daqui a cinquenta anos? Como vai ser o seu dia a dia? Você vai se cercar de quais objetos?

As pessoas que refletiram sobre essas perguntas há cinquenta anos imaginaram um futuro extravagante: autoestradas no céu, cidades de vidro, trens-bala correndo entre arranha-céus...Não conceberíamos filhos; em vez disso, os escolheríamos em catálogos. Nossos melhores amigos seriam robôs.

Mas, olhe ao redor. Você está sentado em uma cadeira, inventada no Egito Antigo. Você veste calças, desenvolvidas há 5 mil anos e adaptadas por tribos germânicas por volta de 750 a.C. Sua estante é de madeira, um dos materiais de construção mais antigos do mundo. No jantar você usa um garfo, um “aplicativo matador”, conhecido desde os tempos de Roma, para enfiar nacos de animais mortos e plantas na boca...”

E então, repete-se a pergunta: Como vai ser o mundo daqui a cinquenta anos?

Impossível responder. A história contemporânea da raça humana apresenta um cenário de inovações tecnológicas em escala exponencial, sendo maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Por mais que nossa imaginação faça suposições de ficção, seremos dragados pelas inovações; e todas as nossas ficções serão simples diante do que irá acontecer.

Moral da história

É interessante observar, de acordo com Nassim Taleb em seu livro Antifrágil: tudo o que conseguiu se manter ao longo de séculos de inovação provavelmente se manterá no futuro. Se algo sobreviveu por eras a fio, é porque é muito útil para nós. 

Opinião

O que muda verdadeiramente o mundo são os famosos saltos, que depois, são ao longo do tempo mantidos por melhorias contínuas. Mas isso só acontece com invenções que de fato mudam o comportamento das pessoas no dia a dia. 

Estima-se que já viveram na terra entre 50 e 100 bilhões de pessoas. Atualmente, somos mais de 8 bilhões, caminhando para 10 bilhões nos próximos 20 anos (ou até menos).

As mudanças que revolucionaram de fato nosso modo de vida foram feitas por apenas alguns milhares, poucos milhares de pessoas. Essas pessoas continuarão surgindo e mudando drasticamente o mundo. São os verdadeiros inovadores: transformam idéias em produtos e serviços à disposição da sociedade. Nós, meros mortais, como usuários, vamos melhorando o que estes gigantes criam.

Interessante observar que ocorreram mudanças em nossas habitações por mais de 100 anos. E vão continuar ocorrendo. Por outro lado, nossas habitações continuam a ter os mesmos ambientes internos: sala, cozinha, quartos, banheiros...e continuam a ser feitas dos mesmos materiais extraídos da natureza, terra, aço, vidros, madeira, mármore!

Muitas coisas vão mudar, drasticamente. Mas muitas coisas vão se manter, firmemente.

Lições para o seu plano de vida VISIOVITA

Seja ousado nas suas posições quando estiver participando ou formatando o planejamento estratégico de sua empresa ou pessoal.

Mas, lembre-se: muito do que existe continuará existindo.

 

"Ao imaginar o futuro seja ousado com a cabeça nas nuvens e prudente com os pés no chão"

 

D'Bernardes Vieira