Assumindo minha Missão

Consciência da Missão.

Por que existo? O que estou fazendo na vida? Por que estou aqui? Que falta eu faço? Você um dia já pensou nestas perguntas. Você sabe o quanto é difícil respondê-las. Por isto muitas vezes você tenta evitá-las. Sem usar de filosofias, ou de conceituações espirituais ou religiosas, ou de mecanismos de ceticismo ou de incredulidades, ou ponderações de intelectualidades ou outros meios de abordagens, você precisa pensar nestas perguntas para ter uma consciência melhor de sua Missão.

Missão no Papel escolhido

De um modo simples e objetivo a sua Missão é uma definição sobre o que você é ou faz, e quais demandas você atende. 

Para facilitar a definição de sua Missão em alinhamento com o seu Plano de Vida, uma proposta é considerar os papéis que você exerce na vida. Você define o papel que é importante, no momento, para atingir sua Visão. Você limita o seu foco ao papel que você definiu. Agora pense no papel de pai, ou de estudante, ou de empresário, ou de um profissional liberal ou trabalhando em uma empresa. Este fatiamento em papéis facilita sua definição.

shutterstock_62569921 PEQUENA

Missão e História de Vida

Faça uma “recordação” de sua vida relativa ao Papel que você quer atuar.

Recorde as atitudes tomadas, escolhas feitas, recursos despendidos, estudos realizados, relacionamentos afetivos, situações de lazer e passeios, momentos de conforto, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos. Cada decisão, pequena ou grande, marcou e construiu sua vida.

shutterstock_59958205 PEQUENA

Conte sua “História de Vida” para alguém muito confiável; troque algumas idéias. Anote os fatos e os pontos importantes. Analise este material e verifique se é possível discernir o caminho que você está tomando na sua vida. De modo consciente ou inconsciente este caminho é a sua Missão no papel escolhido.

Enunciando a Missão

A Missão pode ser enunciada seguindo os três passos abaixo.

  • O que eu faço (use o verbo no infinitivo)
  • Para quem eu faço (define as pessoas que atendo)
  • Como eu faço (define o modo em que atuo)

Tente colocar sua Missão em uma sentença.

Exemplo:

“Proporcionar o bem estar à minha família com atitudes justas, honestas, carinhosas e suporte material.”

Outros exemplos:

  • Proporcionar o bem estar e o conforto para os meus clientes tendo foco na criatividade contínua de serviços e produtos.
  • Contribuir com a sociedade, ao educar e inspirar os meus alunos, a se tornarem excelentes profissionais.
  • Proporcionar o bem estar, encantamento, prazer, praticidade e segurança aos clientes, através dos meus serviços de decoração interior residencial.
  • Ser uma pessoa que pratica a paz e a justiça com os meus semelhantes com uma atuação baseada em preceitos legais e em minha fé em Deus.

A sua Missão é algo que ao ser apresentada aos seus amigos, familiares, outras pessoas de confiança, todos irão concordar. Porque reflete o que você é, o que você faz, para quem você faz e como você procede.

Experimente. Faça.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Francisco Cândido Xavier

D’Bernardes Vieira