Uma Visão para minha vida

Pintando o quadro da Visão

Henry Ford soube definir bem sua Visão a respeito do carro popular a ser construído por sua empresa. Ele a descreveu:

“Vou construir um carro a motor para as grandes multidões, com preço que todos que tiverem um bom salário poderão adquiri-lo”.

Ford pintou um quadro com palavras, definindo sua Visão em relação ao carro que pretendia construir.

Assim deve ser sua Visão: uma imagem (um painel ou um retrato ou uma foto mental) que guia você para o futuro. Bastam poucas palavras descrevendo uma imagem de fácil entendimento para todos.

A sua Visão define para onde você vai, o que você quer alcançar, o que você mais deseja para o seu futuro. O enunciado da Visão é a descrição do seu futuro desejado.

Saindo da Zona de Conforto

A imagem que você define deve ser inspiradora, motivadora e gerar em você um grande entusiasmo para atingir os resultados projetados. Ela vai promover mudanças em sua vida, tirando você de sua zona de conforto.

Você deve estar completamente comprometido, trabalhando com muita determinação e disciplina em direção a sua Visão. É a sua Visão que determina o seu desenvolvimento pessoal, o seu trabalho, os seus esforços, a aplicação dos seus investimentos e as suas estratégias para alcançar o sucesso.

Enunciando a Visão

Planeje sua Visão alinhando-a com os fatores que alicerçam seus comportamentos e ações (Valores, Crenças, Princípios e sua Missão).

A Visão pode ser enunciada segundo os passos abaixo:

  • O que eu quero ser, ter ou fazer no futuro (explicitando um desafio, uma aspiração que pode incluir o resultado desejado)
  • Em qual assunto (podendo incluir também qual foco a atingir)
  • Atuando de qual modo (explicitando o modo de atuação)
Exemplos:
  • Ser reconhecido como um profissional competente, na área de engenharia, com o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia aplicada à robótica.
  • Ampliar meus negócios, investindo no setor imobiliário, na construção de casas e apartamentos de baixo custo.
  • Ser um profissional aposentado usufruindo de uma boa qualidade de vida, conseguida através do controle da saúde, do desenvolvimento de atividades mental e espiritual, suportadas por uma situação financeira estável e independente.

Defina sua Visão.

Experimente.

“É muito melhor ousar, fazer coisas grandiosas, triunfar gloriosamente, mesmo que com alguns fracassos no meio do caminho do que se igualar aquelas pobres almas que não aproveitam nem sofrem muito, pois vivem na penumbra cinza de quem não sabe o que é a vitória nem a derrota”

Theodore Roosevelt, 1899

D’Bernardes Vieira