Tecnologia em harmonia com a simplicidade da vida

   A agitação tecnológica moderna é uma ameaça para quem quer uma vida simples e calma?

O romance A Cidade e as Serras publicado há mais de 100 anos é uma obra bastante atual, que nos remete a uma agradável reflexão sobre esta questão.

A Cidade e as Serras escrito pelo português Eça de Queirós, publicado em 1901, é um desenvolvimento do conto Civilização. É uma publicação post mortem, pois Eça morreu em 1900.

O livro apresenta dois cenários diferentes: um é a exuberância da cidade de Paris e o outro é a vida nas calmas Serras de Tormes em Portugal.

O livro narra a história de um personagem (Jacinto) descendente de portugueses muito ricos, que nasce em Paris, e leva uma vida abastada e de muitas posses. Ele se torna um aficionado por equipamentos e tecnologias da época vivendo envolto nas inovações; além de acumular grande erudição com uma biblioteca de mais de 30 mil livros.

O romance é narrado por Zé Fernandes, seu melhor amigo, que o acompanha em toda sua trajetória.

Mas, apesar de estar na cidade e cercado da suma potência civilizatória, Jacinto não se sente feliz. Sente-se entediado com a vida que está levando.

Um fato novo mudará toda a vida de Jacinto. Ele recebe uma carta contando que uma tempestade em Tormes, levou a pequena igreja da sua propriedade a desmoronar junto com os ossos de seus antigos familiares.

Jacinto manda recuperar a Igrejinha e resolve ir pessoalmente reinaugurá-la.

Ao chegar em Tormes, fica deslumbrado com a terra, com a simplicidade das pessoas e do ambiente, com a culinária.

Mas, conhece também a miséria e a fome que coexistem com tamanha beleza da simplicidade da vida no campo.

Percebe que tem de fazer algo: uma intervenção civilizatória para remediar a situação, ainda sob a influência de sua vida em Paris.

Promove as poucas melhorias necessárias, elevando a qualidade de vida dos aldeões, porém mantendo a simplicidade requerida pelo ambiente.

Moral da história

É muito importante fazer uso dos avanços tecnológicos; perceber os novos comportamentos da sociedade; sentir os novos prazeres da vida em seus sentidos culturais de literatura, música, pintura; participar das novas formas de comunicação formais e afetivas.

No entanto, fazer parte de toda esta efervescência, que atinge a todos nos mais simples rincões do planeta, deve ser acompanhada de valores, crenças e atitudes que mantenham uma gostosa forma de saber viver em harmonia com padrões simples.

Opinião

Independentemente de onde você está, na cidade ou no campo, a globalização atinge a todos. Participar da sociedade atual é impossível sem fazer uso dos novos sistemas de comunicação que levam a todos a modernidade das inovações tecnológicas, costumes, comportamentos e modos de vida.

Buscar o equilíbrio entre a agitada forma de vida – representada pela cidade, e a simplicidade e calma – representadas pelo campo é um dos segredos para se atingir o sucesso na vida: viver bem.

O campo representa apenas um contraponto a cidade, lembrando que esta divisão na realidade é extremamente tênue. A ideia é buscar uma harmonia na forma de viver, independentemente de onde você está.

Lição para o seu plano de vida VISIOVITA

Ao definir seu Plano de Vida lembre-se de avaliar se os resultados pretendidos harmonizam a vida moderna em toda sua agitação tecnológica com a simplicidade e a calma para se viver bem.

“Viver bem” é o propósito maior da vida.

Faça o seu plano de vida para os próximos 3 a 5 anos, mas questione se a sua Visão para este período guarda coerência com o propósito maior.

D'Bernardes Vieira