Papéis desempenhados na vida

Ao longo de nossa vida desempenhamos vários papéis. Somos uma pessoa de família (pai/mãe, filho, filha...), um(a) trabalhador(a), um(a) empresário(a), um(a) estudante, um(a) profissional liberal, um cônjuge.

De acordo com nossa idade, de acordo com muitas circunstâncias que enfrentamos, em função de momentos e de situações, de acordo com o crescimento de nossos conhecimentos, vamos priorizando a atuação de alguns destes personagens ao longo da nossa história.

Num determinado momento o nosso papel de estudante preparando-se para a vida futura pode ganhar uma importância sobre os demais. Ou, o nosso papel como uma esposa (ou um marido) na definição de concepção de um filho. Ou, o papel de um filho(a) que por circunstâncias especiais tem de se dedicar a um trabalho para ajudar nas despesas, manutenção e até mesmo na sobrevivência de sua família. Ou, o papel de um(a) profissional em início de carreira. Ou, o papel de um executivo(a) ao assumir o comando de uma organização. Ou, o papel de um aposentado(a) que deseja usufruir uma nova e merecida vida, ou...

Todos os nossos personagens são de grande importância, pois definem nossa vivência, nossas experiências, constroem nossa história de vida.

E, com o correr da vida mudam-se os nossos sonhos e desejos, e vamos redefinindo nossa Missão e nossa Visão ao longo de nossa história.

De modo consciente ou inconsciente vamos refazendo os nossos planos focando o papel em que temos mais interesse em desenvolver com sucesso ao longo dos diversos momentos de nossa história.

Para a elaboração do Plano de Vida você identifica o Papel que você vai atuar em função da Visão definida para os próximos anos.

A metodologia VISIOVITA ajuda você apresentando Grupos de Atividades e as Funções/Papéis desempenhados.

Identifique o papel que você vai desempenhar para a Visão que deseja atingir.

Experimente.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

Mahatma Gandhi

D’Bernardes Vieira