O engodo das Metas Individuais e Resultados globais

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 59 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“....digamos que você seja o diretor de um banco privado de pequeno porte. O banco gerencia o dinheiro de pessoas ricas, quase todas aposentadas. Dois gerentes de investimentos – A e B – reportam-se a você. O gerente de investimentos A gerencia os fundos de uns poucos clientes de enorme patrimônio líquido. O gerente de investimentos B lida com clientes ricos, mas não tanto. O conselho pede que você aumente a média dos volumes monetários dos gerentes A e B – e dentro de seis meses. Se for bem sucedido, você receberá um belo bônus. Se não for, eles encontrarão alguém que o faça. Por onde você começa?

... a resposta é bem simples, na verdade: você tira um cliente com um patrimônio considerável, de A e o aloca a B. De uma só tacada, a manobra eleva a média patrimonial gerenciada por A e B, sem a necessidade de encontrar um cliente novo sequer. A pergunta que resta é: como você vai gastar seu bônus?”

“...este efeito é conhecido como migração de estágio, ou fenômeno "Will Rogers”, em homenagem ao comediante do estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. Diz-se que certa vez ele brincou que os moradores de Oklahoma que se mudam para a Califórnia elevam o QI médio de ambos os estados.”

Este efeito enganador pode ser observado nas manipulações de dados em diversos ramos de atividade: medicina, finanças, engenharia...

Observe com muito cuidado nos grupos de empresas que constituem fundos de aplicações, pois estas manipulações podem ser feitas para iludir os investidores.

Observe com muito cuidado na indústria de remédios com a manipulação de aplicações em grupos de doenças.

Você pode estar sendo enganado!!! Resultados parciais ou metas individuais, ou por assuntos, ou por tipos, etc...podem variar para melhor sem nenhum resultado positivo nos resultados globais. Todos ficam bem, mas a empresa vai mal!!!

Cuide para sempre correlacionar os resultados parciais aos resultados globais.

Moral da história

Cuidado quando for estabelecer metas para sua equipe. Considere sempre as metas individuais ou resultados parciais alinhados às metas ou resultados globais.

Mostre para cada individuo a importância da sua contribuição para o resultado global. A meta parcial ou individual só tem sentido se melhorar o resultado global.

Não se deixe enganar ou não engane ninguém com metas parciais ou individuais e resultados globais desalinhados.

Opinião

Sugere-se que o estabelecimento das metas e resultados siga o conceito do Policy Deployment (Política de desdobramento). Cada meta ou resultado está alinhado com as metas e resultados superiores.

Os gerentes definem a participação nos bônus como a parcela individual negociada entre as partes e a contribuição proporcional da meta individual para o resultado superior a que se alinha.

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

No seu Plano de Vida VISIOVITA avalie o alinhamento de suas metas por projeto ou por ação com os resultados globais que deseja.

Por exemplo:

se seu resultado global é melhorar sua saúde, uma série de metas parciais devem ser consideradas, como por exemplo: redução de peso, melhora dos índices de colesterol, glicemia, etc...Seus projetos e planos de ação devem levar em consideração cada meta e sua contribuição para seu estado de saúde. Parece simples, mas na prática podemos nos empolgar com atividade física e regime e não fazer os exames e seguir recomendações consequentes de especialistas.

O mesmo vale para projetos que envolvam formação acadêmica e profissional ou de investimentos e crescimento patrimonial.

Cuidado, quando estabelecer metas parciais. Cuide para que cada meta esteja efetivamente alinhada com seu objetivo final, com sua Visão.

Experimente.

 

D'Bernardes Vieira