O Autodiagnóstico – A análise em direção à Visão.

Estabelecendo critérios

Neste ponto do trabalho você já enunciou a sua Visão e escolheu os Blocos de Atuação relevantes para conseguir atingi-la. Agora você faz uma avaliação dos seus hábitos de vida em relação aos assuntos abordados nestes blocos.

Os assuntos do Autodiagnóstico são estruturados em projetos.

Cada projeto contém os temas e as respectivas perguntas para sua avaliação.

Pelo critério de avaliação você assinala, para cada Tema/Pergunta, a sua situação atual e qual a situação que você pretende atingir, optando por uma das alternativas:

“raramente, muito pouco, pouco, suficiente, habitualmente”.

Em função do salto entre as alternativas selecionadas a metodologia VISIOVITA define o tipo de atitude que você deverá tomar para cada tema/pergunta. Isto é apresentado na figura 1, sob a forma de quatro quadrantes.

O quadrante “Desenvolver” significa que você vai desenvolver um novo hábito para caminhar rumo à sua Visão. Isto significa desenvolver um Plano de Ação para o projeto/tema/pergunta que originou o posicionamento neste quadrante.

De modo análogo você vai analisar os seus hábitos para os demais quadrantes.

QUATRO QUADRANTES 1

Fig. 1 – Hábitos x Necessidades para Visão

A Matriz de Necessidades, figura 2, apresenta todas as alternativas que você pode optar para seu posicionamento entre a sua situação atual e sua proposta para o futuro.

MATRIZ NECESSIDADES

Fig. 2 – Matriz de Necessidades para Visão

A metodologia VISIOVITA permite que você faça modificações nos projetos/temas/perguntas. Os temas, as perguntas e os projetos podem ser parcialmente eliminados ou substituídos. O importante é que sob o seu ponto de vista, as alterações, permitam a você caminhar em direção à sua Visão, refletindo os seus interesses no planejamento.

Os quatro quadrantes de atitudes

A seguir apresentamos um resumo dos posicionamentos nos quatro quadrantes com as respectivas atitudes a serem tomadas por você.

Quadrante Manter (cor verde)

Neste caso você pretende manter o seu hábito atual. Você se considera bem nesta pergunta e, portanto não será necessária uma nova atitude. Mantenha o que está fazendo. Caso você considere o quadrante Manter para as opões “Pouco, Muito Pouco ou Raramente”, significa que você está na faixa de Necessidades de Baixo Nível, sendo então recomendável que você faça uma reavaliação desta situação.

Quadrante Desenvolver (cor vermelha)

Neste caso você pretende desenvolver um novo hábito. Significa que nesta pergunta você precisa de um salto considerável para a sua proposta de ação. Você deve desenvolver um Plano de Ação.

Quadrante Melhorar (cor azul)

Neste caso você pretende melhorar um hábito que você já pratica. Significa que nesta pergunta você está na faixa de Necessidades de Alto Nível (“Suficiente para Habitualmente”). Para esta condição você pode desenvolver um Plano de Ação se julgar oportuno propor uma melhoria em seu hábito atual.

Quadrante Mudar (cor amarela)

Neste caso você pretende mudar um hábito. Para esta condição é necessária uma nova atitude em relação ao seu comportamento atual. Significa que nesta pergunta você precisa desenvolver um Plano de Ação. Você está em evolução, pois ainda está na faixa de Necessidades de Baixo Nível (saltos de “Raramente para Muito Pouco” ou de “Muito Pouco para Pouco”).

Exemplo – Autodiagnóstico

A figura 3 mostra exemplo de parte do Autodiagnóstico de um dos blocos (Nova Profissão). 

FIGURA DIAGNOSTICO NOVA PROFISSÃO LUIS CLAUDIO

Fig. 3 – Exemplo do Autodiagnóstico

Faça seu Autodiagnóstico.

Experimente.

“O maior pecado do ser humano é ignorar suas forças interiores, seus poderes criadores e sua herança divina. Estuda-te e vê quanta coisa és capaz de fazer”

Orison Sweet Marden

D’Bernardes Vieira