Expectativas: Vai ser muito bom!!! Ops, nem tanto...

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 63 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“....Em 31 de janeiro de 2006, o Google anunciou os resultados financeiros do último trimestre de 2005. Receita: aumento de 97%. Lucro líquido: aumento de 82%”. Um trimestre recordista. Como o mercado reagiu a esses números fenomenais? Em questão de segundos, as ações caíram 16%. A oferta de ações teve de ser interrompida. Ao voltar, caíram mais 15%. Pânico absoluto. Um corretor mais desesperado perguntou em blog: “Qual é o melhor arranha-céu para eu me jogar dele?”. O que deu errado? Analistas de Wall Street haviam previsto resultados ainda melhores, e, quando as previsões não se materializaram, 20 bilhões de dólares foram arrancados deste gigante da mídia”.

“....Mas como reagimos a expectativas pessoais? Isso nos remete ao “efeito placebo”. Remédios e terapias que teoricamente não afetariam a saúde, mas a melhoram de qualquer forma. O “efeito placebo” foi registrado em um terço de todos os pacientes. No entanto, ainda não se sabe muito bem como ele funciona. Tudo que sabemos é que as expectativas alteram a bioquímica do cérebro e, logo, do corpo inteiro”.

Manter expectativas em tom adequado fará bem para os negócios, planos e saúde. O problema é que expectativas fogem muito do racional para o campo emocional. E aí, adequar o tom das expectativas é tarefa difícil.

Criamos o tempo todo, expectativas para a vida: nova relação afetiva, novo emprego, próximas férias, novos investimentos...

Além das nossas próprias expectativas é bom ter cuidado com a transferência de expectativas de outros para nós. E vice-versa.

Imagine a situação comum de família: um pai transferindo expectativas de continuidade de sua profissão ou dos negócios de família para o filho, quando este tem suas próprias expectativas.

Não aceite que se coloque sobre você expectativas dos outros. Já bastam as suas! Por outro lado, não tente transferir suas expectativas para a vida de ninguém.

Consciência de que todas as expectativas não serão integralmente atingidas é atitude muito boa para manter o equilíbrio da vida. Adote expectativas com prudência e cautela! Não há contrassenso nisso.

A próxima curva da estrada da vida pode ser muito acentuada para a segurança dos 100 km/h que está dirigindo. Você pode até ser jogado para fora da estrada!!! Pior ainda se alguém estiver dirigindo para você.

Moral da história

“.... Expectativas são intangíveis, mas seu efeito é bem real. Elas têm o poder de mudar a realidade. É possível desprogramá-las? Podemos ter uma vida sem expectativas? Infelizmente, não. Mas é possível lidar com elas de forma mais cautelosa”. 

Opinião

Crie boas expectativas sobre tudo que tiver de fazer. Prefira criar expectativas otimistas. Crie objetivos sobre o que fazer -  e não sobre o que não fazer. Crie desafios, porém procure dosar suas expectativas com prudência e cautela.

Lembre-se: você não depende apenas de você para atingir o que deseja. Você é um ser gregário, depende de outros e está também sujeito a forças que independem de você. Com bom planejamento pode minimizar, mitigar muitos efeitos indesejáveis e conseguir atingir boa parte de suas expectativas. Não se frustre com expectativas parcialmente atingidas. Aproveite ao máximo a parte conseguida e tenha consciência que a outra parte não é fracasso, mas experiência acumulada para ajudá-lo nas próximas decisões.

Veja o artigo VISIOVITA – “A inércia, a primeira lei de Newton e a zona de conforto”. Esse artigo trata da atuação destas forças sobre nós.

Acesse o link:

http://www.visiovita.com.br/blog/a-inercia-a-primeira-lei-de-newton-e-a-zona-de-conforto

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

Não conseguimos viver sem as boas expectativas – motor motivacional para nossas vidas. Porém, não depende apenas de nossa atuação.

Ao iniciar o plano de vida, na fase inicial da descrição espontânea da visão, traduza as expectativas, sob a forma de resultados a atingir.

Pratique a ferramenta SMART - acesse o link: http://www.visiovita.com.br/pilares/smart

Leia também o artigo: “Dédalo, Ícaro e nossos sonhos” - acesse o link:

http://www.visiovita.com.br/blog/dedalo-icaro-e-os-nossos-sonhos

Curta suas expectativas.

Não se deixe abater se os resultados forem parcialmente conseguidos.

Comemore tudo.

Experimente.

 

D'Bernardes Vieira