Esculpidos pela Imaginação

 

Segundo Yuval Noah Harari em seu livro: ”Sapiens – Uma breve história da humanidade” o Homo Sapiens surgiu cerca de 200 mil atrás na África Oriental.

Originalmente todas as raças humanas existentes na terra enxergavam e atuavam somente sobre as coisas físicas.

Na evolução da raça humana, por volta de 70 mil anos atrás, ocorre o grande movimento que Yuval chama de Revolução Cognitiva. Neste período a raça Sapiens desenvolve a linguagem ficcional. O Homo Sapiens passa a “enxergar coisas” em sua mente, desenvolvendo o seu imaginário.

Aí está o grande salto: o uso da imaginação.

Esta habilidade gerava os mitos e ficções, que por sua vez eram discutidas pelas comunidades primitivas que passavam a adotá-las como comportamentos para caça, pesca, rituais e guerras. Com o decorrer do tempo esses comportamentos constituíam as histórias contadas entre si. Essas histórias estabeleciam as culturas do Homo Sapiens.

Há um crescimento de membros das comunidades unidos pelos valores e crenças associados aos mitos e ficções. Isto estabelece uma nova ordem social fortalecendo a raça Sapiens tornando-a senhora da terra exercendo o domínio e o controle sobre as plantas, animais e demais raças de humanos.

Moral da história

Desde os nossos ancestrais o ponto forte para nossa sobrevivência e espetacular desenvolvimento é o uso da capacidade imaginativa.

Imaginar o futuro é visualizá-lo como um quadro mental ou um filme em que somos os protagonistas. Esta é a base para nossa evolução pessoal gerando nossa contribuição para a sociedade.

Opinião

Os nossos ancestrais lutavam dia a dia para sua sobrevivência como caçadores-coletores. A organização ficcional do Sapiens expande continuamente sua atuação em todos os setores da vida explodindo em velocidades cada vez maiores, chegando aos dias de hoje num excepcional crescimento que parece nos levar até mesmo a formação de uma nova raça.

Lição para o seu plano de vida VISIOVITA

A organização metódica do que queremos, partindo desta inicial “ficção” – que passamos a chamar de Visão – direciona o planejamento de vida.

A partir deste passo a metodologia Visiovita prossegue pelas fases de reflexão, planejamento, programação das ações e avaliação dos resultados. 

O uso da imaginação é o ponto chave para definir o que queremos para o futuro.

Este é o legado dos nossos ancestrais primitivos.

 

Use sua imaginação.

Gere sua ficção.

Planeje suas ações.

D'Bernardes Vieira