Escolha os talentosos

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 73 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“...Quando a universidade em que estudava fechou devido a um surto de peste entre 1666 e 1667, Isaac Newton, então com 25 anos, mostrou a um professor, Isaac Barrow, a pesquisa que estava conduzindo em seu tempo livre. Imediatamente, Barrow desistiu da cadeira na universidade e se tornou aluno de Newton...”

“...E qual foi a última vez que você leu sobre um presidente de empresa que pendurou o paletó ao perceber que um de seus duzentos funcionários faria um trabalho melhor?...”

E você? É capaz de reconhecer que está na hora de pendurar seu paletó? Isto não significa sua aposentadoria por idade, e sim o reconhecimento de pessoas mais talentosas na atividade que está exercendo. Está na hora de você abrir espaços e mostrar seus talentos em outros lugares?

Deixe os talentos novos emergirem. Não sufoque os novos talentos.

Esta é uma difícil decisão. Se confia nos seus talentos, não se acomode. Busque novos desafios, novos lugares, novos espaços.

Aceite duas situações: Primeira - Você tem talentos. Mostre-os. Segunda – sempre aparecem pessoas mais talentosas. Apoie-as.

Moral da história

Permita que seus colegas ou amigos te questionem, te desafiem, discutam suas posições, te façam refletir sobre o que tem a decidir. Não os considere concorrentes. Não tenha medo de perder posições, status.

Esteja sempre próximo de pessoas talentosas. Deixe-os mostrar o seu talento. Aproveite ao máximo o talento destas pessoas.

Ao invés de promover um técnico que tinha se formado engenheiro, eu o demiti. Após sua formatura, ele continuava no cargo de técnico por estar recebendo um razoável salário. Não me parecia uma justificativa e sim um medo. Como não tínhamos, naquele momento, uma vaga para engenheiro, ao invés de mantê-lo na empresa, resolvi pela sua demissão. Tempos depois, me encontrei com ele num Banco de Investimentos conversando com o gerente. Ao me ver, veio ao meu encontro e me cumprimentou efusivamente. Em seguida, me levou até o gerente do Banco e disse que eu fora o responsável pelo seu sucesso como empresário da construção civil, e que era muito grato por isso. Naquele momento, estava fechando mais alguns negócios e buscando financiamentos para seus clientes. A demissão proporcionou-lhe a oportunidade de se mostrar um empresário talentoso.

Opinião

Não contrate ou mantenha no seu time pessoas mais ou menos, trabalhe com os melhores para cada posição. Demita os mais ou menos. Você pode estar fazendo um grande favor para estas pessoas e para você.

Os mais ou menos sempre estão procurando uma zona de conforto. Não toleram desafios.

Os talentosos estão sempre desafiando, apresentando soluções diferentes.

Não é fácil gerenciar ou trabalhar com pessoas talentosas. Mas, um trabalho de integração garante o sucesso. 

 “...Você estimula pessoas mais talentosas que você? É verdade que, a curto prazo, a preponderância de estrelas pode ameaçar seu status. Mas, a longo prazo, você só irá lucrar com as contribuições desses talentos. Alguém vai suplantar você em algum momento, de qualquer forma. Até lá, trate de se entrosar com os novos talentos – e aprenda com eles...” 

Lição para o seu planejamento de vida VISIOVITA

Escolha pessoas talentosas para ajudá-lo no seu plano de vida. Analise suas críticas e sugestões, verifique as proposições apresentadas. Peça-lhes mais.

Escolha um coach, tutor ou orientador de talento reconhecido. É o seu futuro que está em jogo. Ele pode contribuir sobremaneira na condução do seu projeto.

 

D'Bernardes Vieira