E você, fica no século XX ou muda para o século XXI?

 

 Vamos fazer uma exegese de partes iniciais do Livro “Homo Deus” de Yuval Noah Harari e apresentá-las à luz da radical mudança do comportamento humano da passagem do século XX para o atual século XXI, ainda no seu início.

“Fome, pestes e guerra provavelmente continuarão a reivindicar milhões de vítimas nas próximas décadas. No entanto, não são mais tragédias inevitáveis, além da compreensão e do controle de uma humanidade impotente. Em vez disso, tornaram-se desafios que podem ser manipulados. Isso não ameniza o sofrimento de milhões de seres humanos assolados pela pobreza; dos milhões que sucumbem todo ano à malária, à AIDS e à tuberculose; ou dos milhões enredados na armadilha de violentos círculos viciosos na Síria, no Congo ou no Afeganistão. A mensagem não é de que a fome, as pestes e a guerra desapareceram completamente da face da Terra nem de que devíamos parar de nos preocupar com elas. É exatamente o contrário".

"...Os que alegam que o mundo em 2016 é tão faminto, doente e violento quanto foi em 1916 perpetuam essa visão derrotista antiquada".

"...Somos dotados da capacidade de fazer as coisas melhorarem e de reduzir ainda mais a incidência do sofrimento".

"...Se as ocorrências de fome, pestes e guerra estão decrescendo, algo está destinado a tomar seu lugar na agenda humana..."

 "...Quais são os projetos que vão substituir a fome, as pestes e a guerra no topo da agenda humana no século XXI?"

"...Depois de assegurar níveis sem precedentes de prosperidade, saúde e harmonia, e considerando tanto nossa história pregressa como nossos valores atuais, as próximas metas da humanidade serão provavelmente a imortalidade, a felicidade e a divindade..."

"...Tendo elevado a humanidade acima do nível bestial da luta pela sobrevivência, nosso propósito será fazer dos humanos deuses e transformar o Homo sapiens em Homo deus.” 

Moral da história

 Ainda segundo Yuval:

“...a reação mais comum da mente humana a uma conquista não é a satisfação, e sim o anseio por mais. Os seres humanos estão sempre em busca de algo melhor, maior, mais palatável”.

“...O sucesso alimenta a ambição, e nossas conquistas recentes estão impelindo o gênero humano a estabelecer objetivos ainda mais ousados”.

O homem em sua marcha evolutiva, da sua ancestralidade até os humanos no momento atual e certamente no futuro buscam a eterna melhoria em sua condição de vida.

Essa é a motivação que nos impulsiona todos os dias - do amanhecer ao pôr do sol.

Opinião

A inexorável mudança diária provocada em nossas vidas nos leva a uma reflexão:

Não é mais possível nos mantermos inertes e alheios aos acontecimentos culturais, sociais, religiosos, técnicos e tecnológicos. As mudanças atingem a todos e em todos os lugares da Terra.

De pequenas aldeias afastadas a grandes metrópoles o inexorável vírus da alteração de comportamentos, diante das novas realidades, atinge a todos, em maior ou menor grau. Mas, ninguém escapa.

Em grande parte, somos mergulhados nos rios das novas realidades. A sobrevivência vai nos ensinando a nadar de acordo com as novas correntezas que se apresentam.

De forma contextual, a humanidade vai melhorando todos os seus padrões.

Tristes daqueles que não entenderem que estamos no século XXI – e que o século XX já ficou para trás.

 

Lição para o seu plano de vida VISIOVITA

Como está sua vida?

Diante deste mundo em ebulição como você está se comportando?

Seguindo a “maré” ou planejando sua vida?

Quais os seus planos para melhorar os seus padrões de vida?

Qual o seu projeto de vida para os próximos 3 a 5 anos?

Planeje o seu futuro.

Se você não planejar o seu futuro, outros o farão para você, por você, ou pior, ... contra você.

Escreva você sua vida, sua história, seja o dono do seu futuro.

 

D'Bernardes Vieira