Dédalo, Ícaro e os nossos sonhos

A mitologia grega usa símbolos, histórias, personagens para apresentar muitos ensinamentos mixando comportamentos humanos e divinos. 
Uma de suas incríveis histórias nos leva a uma viagem que proporciona muitas interpretações e reflexões sobre o alcance de nossos sonhos.

A história

     A construção do labirinto 

Minos, como prova da legitimidade de seu poder sobre Creta, recebe de Poseidon um magnífico touro branco de grandes chifres dourados. Minos fez a Poseidon a promessa que depois iria sacrificar o touro em holocausto. A promessa não foi cumprida, sacrificando em lugar do touro um animal comum. Como castigo a Minos, Poseidon transformou o touro num animal indomável, furioso, que passou a atacar os habitantes da ilha. Além disso, pediu a Afrodite, deusa do amor, que fizesse com que Pasífae – esposa de Minos - se apaixonasse pelo touro. Pasífae, apaixonada, pediu ao inventor Dédalo que construísse uma vaca de madeira tão perfeita que enganasse o touro. Ela se escondeu dentro da vaca e assim conseguiu seu intento. Dessa união nasceu o Minotauro, um ser monstruoso, metade touro, metade homem. Envergonhado pela traição de sua esposa, Minos encerrou o monstro num labirinto que Dédalo havia construído.

     A prisão de Dédalo e Ícaro 

Ariadne – filha de Minos e Pasífae – apaixona-se por Teseu, que voluntariamente se dispõe a matar o Minotauro. Para sair do labirinto Teseu conta com ajuda de Ariadne e Dédalo que construíra o labirinto. Teseu derrota o Minotauro e furioso o rei Minos impõe a Dédalo e a seu filho Ícaro o castigo da prisão no labirinto.

     A fuga de Dédalo e Ícaro

Dédalo elabora um plano para ambos escaparem da prisão. Não poderiam escapar nem por terra nem por mar, pois ambos eram dominados pelo rei Minos. Só restava escapar pelos céus. Assim, Dédalo coletou penas dos pássaros que sobrevoavam a prisão. Construiu dois pares de asas unindo as penas com cera de mel de abelha.
Dédalo orienta Ícaro para não voar muito alto, pois o calor do sol iria derreter a cera; nem voar muito baixo, pois a umidade do mar poderia pesar as asas de modo que em ambos os casos iria cair e morreria. 

 


     A prudência de Dédalo e o fascínio de Ícaro

Dédalo com toda prudência seguiu as instruções que fez e escapou. Dédalo pode ver, com tristeza, o fascínio de Ícaro com a possibilidade de voar cada vez mais alto em direção ao sol, provocando o derretimento da cera, o desmanche das asas e a morte de seu filho no oceano.   

 


Lições

Muitas e muitas lições voltadas para o planejamento de sua visão de vida podem ser tiradas desta história.

Busque sonhos que sejam bem definidos como Dédalo que imaginou sair da prisão pelos ares.  
Busque sonhos que possam ser bem avaliados (ou mesmo medidos) como Dédalo que avaliou a altura segura para o voo. 
Busque sonhos cuja construção seja desafiadora, mas tangível, como Dédalo que planejou e executou a fabricação de asas para sair da prisão voando. 
Faça como Dédalo e avalie as circunstâncias, dificuldades... Elabore instruções e cumpra-as. 
O planejamento, a disciplina, o trabalho duro, a persistência levaram Dédalo a fabricar as asas possibilitando-o atingir o seu objetivo.
Não busque sonhos que levem você ao fascínio ignorando uma análise da situação e do momento em que pretende realizá-los. Podem levá-lo a uma grande queda... 
Não se conforme com sonhos que não tenham uma boa dose de desafio simplesmente mantendo-o na situação de sua zona de conforto. Podem levá-lo a uma grande acomodação que com o tempo também o levará a uma queda...

 

"Não voe nem tão alto, nem tão baixo.
Proponha sempre desafios para sua vida - com prudência.
Tenha Dédalo em sua mente e voe, voe em direção ao seu sonho."

D'Bernardes Vieira