Cuidado com o conceito de média para suas decisões

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 56 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“...suponhamos que você esteja num ônibus com mais 49 pessoas. No ponto seguinte ... Bill Gates embarca. Pergunta: em quanto o cálculo da média de riqueza dos passageiros aumentou? Quatro por cento? Cinco? Muito mais! Um cálculo rápido considerando que 49 passageiros tenham rendas individuais da ordem de 54 mil dólares anuais, quando Bill Gates é somado à conta com sua fortuna de cerca de 59 bilhões de dólares, a riqueza média dispara para 1,18 bilhão. Um mero evento atípico mudou radicalmente o cenário, deixando o termo “média” completamente sem sentido”.

Você pode citar inúmeros exemplos para o uso errado do conceito de média. No entanto muitas decisões importantes, inadvertidamente, sem as devidas cautelas são tomadas considerando-se a média dos dados.

Vamos citar alguns exemplos.

Acessos médios de sites. Sites como New York Times, Facebook e Google acumulam a maioria dos acessos e incontáveis outros sites atraem poucos visitantes, comparativamente.

Média de população em cidades. Tóquio tem mais de 30 milhões de habitantes. Há 11 cidades com população entre 20 e 30 milhões. Há 15 cidades entre 10 e 20 milhões. Há 48 cidades entre 5 e 10 milhões. E milhares (!) entre 1 e 5 milhões. Alguns extremos dominam a distribuição e o conceito de média fica inutilizado.

Algumas perguntas para reflexão sobre a adoção do conceito de média.

O que é uma guerra média (em termos de mortes ou duração)?

Qual a flutuação média diária do índice Dow Jones?

Qual a média de prejuízos em dólares causada por um desastre ecológico?

Qual o salário médio de um jogador de futebol?

Moral da história

Os seus pés no gelo e sua cabeça no sol não resolvem o problema de manter a temperatura média do seu corpo.

Opinião

Muito cuidado ao se utilizar o conceito de média para tomada de decisão. Este conceito pode ser utilizado em muitas situações ressalvando-se as considerações sobre os fatos atípicos que caracterizam os extremos e uma boa análise do universo dos dados que serão utilizados.

Enfatizando: Para uma tomada de decisão deve-se considerar a veracidade dos dados, o universo a ser trabalhado, a melhor opção de análise matemática. E muito cuidado com a opção mais fácil e mais simples da média.

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

Para avaliação dos resultados do seu Plano de Vida VISIOVITA escolha os itens de desempenho que representam a evolução dos fatos relevantes que o levarão ao atingimento de sua Visão.

Tome cuidado com as considerações que irá fazer para medição e veracidade dos dados coletados, universo considerado e com valores das Metas a atingir.

 

D'Bernardes Vieira