Cuidado: Carpe diem!

 

O poeta e o aforismo

Este aforismo que pode ser traduzido como “colha o presente” ou mais comumente conhecido como “Aproveita o presente” vem do poema Livro I de “Odes” de Horácio (65 a 8 AC), poeta e filósofo romano. O poeta aconselha a sua amiga Leucone na frase, em latim: “...carpe diem, quam minimum credula postero", com uma tradução possível  como “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

O cuidado com a interpretação

O excerto Carpe diem é objeto de uma má interpretação: “Aproveita o dia presente”, quando as duas palavras significam “colha o dia”, tornando-se objeto de uma incitação ao aproveitamento da vida sem nenhuma preocupação com o amanhã.  A tradução isolada desta parte do texto ainda fica reforçada com sua segunda parte traduzida na desconfiança do que pode acontecer no futuro.

Uma vida frívola, sem preocupações com o amanhã, voltada apenas para os prazeres do hoje têm consequências amargas em curto prazo. Esta conceituação de viver o presente sem preocupação com o futuro não se sustenta.

Uma vida sistemática, metódica focada apenas no trabalho, no absolutamente correto, na intransigência de convicções, intolerâncias com a experimentação nos leva a uma vida cáustica e até mesmo isolada.  

Não podemos partir para uma vida frívola, cuja proposta seja apenas o gozo do momento. Por outro lado não podemos tornar nossa vida ácida, sem desfrutar suas maravilhas e seus prazeres.

A simples necessidade de sobrevivência leva a maior parte do tempo focada na dureza do dia a dia.

A completude da vida

É possível transformar os momentos duros e de muito suor em momentos agradáveis, felizes para conseguirmos uma completude de vida?

O segredo está em viver o dia a dia com a consciência do que se pretende no futuro. As nossas escolhas para o futuro vão definir as nossas ações, comportamentos e atitudes no dia a dia.

Dia a dia iremos colhendo e comemorando os resultados, mesmo ainda parciais e pequenos. Isso torna o dia a dia mais agradável e nos torna de modo consciente, mais felizes.

Como conseguir isso?

Um planejamento de nossas escolhas nos dará uma oportunidade a mais de melhor viver o dia de amanhã e melhor colher os seus resultados.

Um planejamento de vida não elimina todas as suas dificuldades, surpresas e obstáculos causados por fatores alheios à nossa vontade. No entanto, estes efeitos podem ser mitigados, reduzidos ou minimizados quando de modo consciente se propõe o alcance de objetivos futuros.

A importância do caminho

O simples fato de percorrer este caminho, por si só, nos torna mais felizes.

A lição final

Em um dos mais comoventes filmes do cinema: “A sociedade dos poetas mortos”, o professor de inglês John Keating, protagonizado por Robin Williams, com humor e sabedoria inspira seus alunos a seguirem os próprios sonhos e a viverem vidas extraordinárias.

Em uma das mais famosas cenas o professor leva os alunos para frente do quadro de alunos de outra geração e sussurra em seus ouvidos:

 “Carpe Diem, aproveitem o dia, rapazes, tornem suas vidas extraordinárias”

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=hGLSTYwNTW4

 

 

Agora cabe a cada um de nós ouvir o sussurro do professor Keating para tomar nossa decisão de como aproveitar o dia para fazer nossas vidas extraordinárias...

 

 

Faça o seu plano de vida e ...

Viva o dia a dia com a consciência do que pretende para o futuro!

Comemore os resultados, mesmo parciais, das conquistas do dia a dia!

 

D'Bernardes Vieira