Companheiros de Jornada...Virgílio e Beatriz

O livro “Divina Comédia” escrito por Dante Alighieri é uma fonte de inspiração para refletirmos sobre vários temas, em especial, a importância de contarmos com pessoas que nos auxiliem na busca de nossos sonhos.

A Obra

É um poema alegórico, de representação, de fantasia, de viés épico, teológico e político. O livro é considerado uma das maiores obras primas da literatura mundial de todos os tempos. Estima-se que o livro foi escrito entre 1304 e 1321. 

A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, referência à Santíssima Trindade. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Virgílio, que personifica a razão; e Beatriz, que personifica a fé e a beatitude. 
O livro é dividido em três volumes: O Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
Cada volume é dividido em 33 cantos, com aproximadamente 40 a 50 tercetos. O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares descritos em cada volume são divididos em nove círculos, formando no total 27 (9x3) níveis. Os três livros terminam em um só verso com a mesma palavra: “estrelas”.
 
O Resumo 
 
Quando Dante se encontra no meio da vida, ele percebe que não estava no caminho certo e se vê perdido em uma floresta escura. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba. 
Prestes a desistir e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio – poeta da antiguidade por quem tem grande admiração. Virgílio se apresenta para ser seu guia por um caminho alternativo.
O caminho proposto por Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro da terra. Iniciando nos portais do inferno, atravessando este mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório. 
Virgílio torna-se seu guia e o protege por toda a longa jornada através dos nove círculos do inferno, onde residem monstros, demônios e são mostrados os sofrimentos dos condenados e seus diferentes pecados. No último círculo vive Lúcifer. 
Conseguem escapar do Inferno e se veem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. Iniciam uma nova jornada passando pelos círculos onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais.
 

No último círculo do Purgatório, Dante se despede de Virgílio, pois este não pode ter acesso ao Paraíso. Lá encontra Beatriz, sua amada quando estava na Terra. Esta o leva até o rio Lete, onde Dante se purifica, para subir às estrelas. 
Beatriz acompanha Dante até o décimo e último céu ou terceiro céu fixo, imaterial, quando ela não pode mais acompanhá-lo. 
No centro do último céu há uma rosa branca, que é Deus rodeado por almas, espíritos bons (eleitos, bem aventurados, santos, anjos). É uma rosa poética. No centro da rosa existe um triângulo, a Santíssima Trindade. São Bernardo acompanha Dante a partir do terceiro céu. Dante então vê Deus, pois São Bernardo intercede junto à Virgem Maria e esta concede sua visita. Dante tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, “o AMOR que move o Sol e as outras estrelas”. 

Lições

Para atingir seu sonho, Dante encontra grandes dificuldades, vencidas com o apoio de Virgílio e Beatriz, cada um a seu tempo e no seu limite. O propósito de ambos é ajudá-lo a alcançar o seu sonho.

A partir do momento em que você define o seu sonho é importante contar com o apoio de pessoas que possam dar contribuições verdadeiras: críticas, sugestões, novas idéias. 
Estas pessoas, de sua inteira confiança, tornam-se seus companheiros de jornada. Observe, com profundidade, se estão destituídas de qualquer interesse, a não ser o de vê-lo alcançar o sucesso. São seus amigos verdadeiros.

Não é fácil ter um Virgílio e uma Beatriz como companheiros de jornada rumo ao nosso sonho. 
Se não encontrá-los pessoalmente, procure-os nos autores de bons livros – com certeza irá encontrar muitos companheiros brilhantes que o ajudarão sem cobrar nada por isso.

É bom contar com um amigo que faça uso da razão, seja sincero, prático, objetivo, bem como contar com um amigo sonhador que alimenta a esperança, a fé, o amor. Ambos estilos são importantes no caminhar juntos.

 

“O verdadeiro amigo caminhará firme com você e estará feliz ao vê-lo feliz rumo à sua conquista" 

D'Bernardes Vieira