Aprenda a descartar “oportunidades”. Mantenha o foco

 

O artigo a seguir é baseado no capítulo 69 do Livro “A arte de pensar claramente” de Rolf Dobelli.

“.... No século III a. C., o general Xiang Yu despachou seu exército pelo rio Azul para derrubar  a dinastia Chin. Enquanto as tropas dormiam, ele ordenou que todos os navios fossem incendiados. No dia seguinte, falou para os soldados: “Vocês agora têm duas escolhas: ou lutam para vencer ou morrem.” Ao acabar com a possibilidade de bater em retirada, o general fez com que os homens se concentrassem no único fator que importava: a batalha. O conquistador espanhol Herman Cortês usou a mesma artimanha motivacional no século XVI. Após aportar no litoral leste do México, afundou o próprio navio.”

“.... Xiang Yu e Cortês são exceções. Nós, meros mortais, fazemos todo o possível para manter o máximo de opões em aberto.”

Moral da história

“... Executivos que examinam todas as possibilidades de expansão costumam não escolher qualquer delas no final. Empresas que querem atingir todos os segmentos de consumidores acabam não chegando a nenhum. Vendedores que correm atrás de cada oportunidade acabem sem fechar nenhum bom negócio. Somos obcecados em manter todas as cartas na mão, sem descartar nenhuma, e queremos estar sempre abertos para todas as possibilidades”.

Este comportamento é muito comum em empresas que desprezam planejamento estratégico (com a definição da missão e visão).

Cuidado com as oportunidades que todo tempo surgem na vida; podem não estar alinhadas com o foco do seu projeto. Concentre-se e mantenha-se focado.

Opinião

A postura do “Aproveitamento das oportunidades” ou popularmente conhecida pelo dito popular: “não deixe o cavalo arreado passar, pule nele” pode ser uma ilusão. Se não estiver na direção de seu projeto não é uma oportunidade real. Esta postura drena nossa energia, consome nosso tempo. Pode custar nosso sucesso! Foque somente no que deseja. Descarte tudo o que não estiver no foco. Se surgir alguma oportunidade nova, veja se ela está no foco. Caso contrário, descarte-a sem hesitação. Não vale a pena abrir todas as portas, mesmo que pareça muito fácil.

O mais importante, e talvez o mais difícil, seja manter o foco e não se dispersar o tempo todo.

Lições para seu Plano de Vida VISIOVITA

Ao fazer seu planejamento de vida mantenha o foco. Concentre-se nele. Evite todo tipo de dispersão. Faça sempre a pergunta “o que vou fazer agora está alinhado com o meu projeto de vida?”. Tenha coragem de descartar opções que não vão contribuir com seu projeto. Aprenda, de modo educado, dizer não para as pessoas que lhe apontam proposições desalinhadas com seu projeto.

 

D'Bernardes Vieira